Did é geralmente usada em inglês para indicar que a sentença ou está na forma interrogativa (é uma pergunta) ou é uma sentença negativa (tem um "não" nela). Na negativa esse "não" pode ser escrito ou como did not ou como didn't (a forma abreviada de did not).
Expressa ações passadas, ou seja, refere-se a fatos que começaram no passado e terminaram no passado. Nesse caso, as ações que já foram concluídas. O verbo auxiliar did é usado somente nas formas negativa e interrogativa do Simple Past.
Responder no Simple Past – Did she call him yesterday? – Yes, she called him yesterday. / No, she didn't (did not) call him yesterday. – Did you eat pizza last night? – Yes, I ate pizza last night. / No, I didn't (did not) eat pizza last night.
No "simple present" usa-se os verbos "do e does" para falar do agora, do presente. Mas para se referir ao passado (simple past), usa-se o "did". A regra da primeira e terceira pessoa não será aplicada aqui, portanto o "did" será usado em todos pronomes pessoais (I, You, We, They, He, She e It).
[Ele jogou a bola nela.] Agora, quando queremos fazer a forma negativa de uma frase no passado usamos a forma did not ou didn't (forma contraída) para indicar a negação. Como o verbo did já está no passado, o verbo conjugado no passado (worked, played, threw, came, had etc.) volta para o presente.
O Simple Past é um tempo verbal do inglês e é utilizado para se referir a situações e fatos que já aconteceram e se limitaram àquele tempo, ou seja, tiveram início e fim no passado. Por exemplo: She arrived yesterday. – Ela chegou ontem.
"Simple past" dos verbos to be, to have e to doSujeitoVerboHe/She/ItwasdidWeweredidYouweredidTheyweredid
Detalhe: Se a pergunta for na 3ª pessoa do singular, ou seja, com os pronomes "he" (ele), "she" (ela) ou "it" (ele, ela, isso), então usaremos a forma "does" em vez de "do": He eats fish. (Ele come peixe.) Does he eat fish? (Ele come peixe?)