substantivo masculino [Popular] Pessoa tida como ingênua por ficar muito entusiasmada com alguma coisa e, geralmente, por não tem senso crítico. Etimologia (origem da palavra deslumbrado). Particípio de deslumbrar, do castelhano deslumbrar.
"Vislumbrar" significa "enxergar parcial, indistinta ou fracamente" ("Houaiss"); "deslumbrar" significa "ofuscar", "causar ofuscamento", "fascinar", "causar encantamento" etc.: "Visitou o Canadá e ficou deslumbrada com tudo o que viu por lá".
Embaçamento da vista que pode ser causado pela exposição ao excesso de luz (ou por outras razões); vertigem é um tipo de deslumbramento. [Figurado] Condição da pessoa que está encantada; que sente admiração excessiva por; o deslumbramento do filho era compreensível.
1 abalado, fascinado.
substantivo feminino Encantamento, encanto.
1. Causar enlevo, êxtase. 2. Ficar absorto, enlevado, extático.
[Figurado] Começar a aparecer, a surgir, entrever-se; apontar.
Significado de Vislumbrar verbo intransitivo [Por Extensão] Surgir aos poucos; começar a aparecer; despontar: o anoitecer vislumbrava; o amor já vislumbrava. verbo transitivo direto Enxergar parcialmente; não conseguir distinguir com clareza aquilo que se vê: a luz da lua vislumbrava o caminho.
1. [ Gramática ] Diz-se de ou sinal gráfico que serve para diferençar letras ou palavras (ex.: sinal diacrítico; os acentos, o til e a cedilha são diacríticos).
Relativo à crítica; que se funda em critério, que estabelece juízo de valor para obras artísticas, científicas etc.: estudo crítico.