O CPC 01(R1) - Redução ao Valor Recuperável de Ativos estabelece os procedimentos que as organizações devem adotar para garantir que seus ativos sejam contabilizados por um valor que não ultrapasse seus valores de recuperação, ou seja, o Impairment test deve ser aplicado na contabilização de ajuste para perdas por ...
58 A perda por desvalorização do ativo deve ser reconhecida imediatamente no resultado do período, a menos que o ativo tenha sido reavaliado. Qualquer desvalorização de um ativo reavaliado deve ser tratada como uma diminuição do saldo da reavaliação.
O que é valor recuperável? ... Este será definido pelo maior valor entre o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo, ou de unidade geradora de caixa, e o seu valor em uso. Ou seja, se um destes montantes for maior que o contábil, não existe desvalorização.
O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 01 – Redução no Valor Recuperável de Ativos é definir procedimentos visando a assegurar que os ativos não estejam registrados contabilmente por um valor superior àquele passível de ser recuperado no tempo por uso nas operações da entidade ou em sua eventual venda.
Quando realizar o Teste de Impairment? Segundo a Lei Nº. 11.638/07, enfrentam a obrigatoriedade de realizar o Teste de Impairment Sociedades de Grande Porte que no exercício anterior tiveram ativo total superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual superior a R$ 300 milhões.
Criado para comprovar a recuperabilidade dos ativos, o Teste de Impairment (também conhecido como Avaliação de Recuperabilidade de Ativos) apresenta a deterioração de um ativo, ou seja, a queda na capacidade de gerar rentabilidade futura que determinado ativo possui.
O teste de recuperabilidade poderá diminuir o valor registrado de um ativo, e, não, aumentá-lo como era o caso do procedimento de reavaliação. Constatada a perda de valor recuperável, deve-se reconhecê-la imediatamente no resultado ou como redução da reserva de reavaliação, se aplicável.
se o valor contábil do ativo é igual ao valor recuperável, e por isso não houve perda; se o valor contábil existente no balanço patrimonial é maior que o valor recuperável do ativo, ou seja, houve perda.
Valor recuperável de um ativo ou de unidade geradora de caixa é o maior montante entre o seu valor justo líquido de despesa de venda e o seu valor em uso. Valor em uso é o valor presente de fluxos de caixa futuros esperados que devem advir de um ativo ou de unidade geradora de caixa.
Para (FIPECAFI, 2010) O valor recuperável de um ativo Imobilizado é definido como maior valor entre: (i) o valor líquido de venda de um ativo ; e (ii) o valor de uso desse ativo. ... Bem como o valor em uso seja o valor presente de fluxos de caixa futuros estimados, que devem resultar do ativo.