Se refere a necessidade de que os estudantes reconheçam e utilizem de maneira adequada o vocabulário das ciências. E compreendam como a ciência constrói conhecimento sobre fenômenos naturais, para que, assim, percebam o papel das ciências e tecnologias em sua vida, entendendo e analisando racionalmente estas relações.
A literacia científica significa que se é capaz de ler com compreensão artigos sobre a ciência na imprensa popular e encetar conversas sobre a validade das suas conclusões. Um cidadão letrado deve ser capaz de avaliar a qualidade da informação científica a partir da sua fonte e dos métodos utilizados para gerá-la.
Com base no referencial teórico, pode-se inferir que Alfabetização Científico e o Letramento Científico são conceitos similares por considerarem: a importância do acesso do conhecimento científico e tecnológico; a formação do cidadão crítico capaz de entender e atuar no mundo; dar condições para cada indivíduo ...
LEITURA, ESCRITA E INTERPRETAÇÃO: OS TRÊS PILARES DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM | Plataforma Espaço Digital.
Literacia científica ou Alfabetização científica emergiu na década de 80 por necessidade da participação da população para o progresso econômico ocidental em apoiar projetos científicas e tecnológicas.
Resumo: O ensino de ciências por investigação é uma abordagem didática que tem sido recomendada mundialmente. Esse ensino pode ser implementado pelos professores por meio de atividades nas quais os alunos investigam um problema proposto e tentam buscar hipóteses, soluções e considerações para respondê-lo.
A literacia científica é vista como uma competência cívica requerida para desenvolver um pensamento racional sobre a ciência com respeito a questões e problemas pessoais, sociais, políticos e económicos com os quais cada um se confrontará ao longo da vida, que envolve o ser capaz de alguém que: 1.
1910 e vai até a segunda grande guerra mundial; o segundo corresponde ao período que dura do fim da segunda guerra mundial até a crise econômica na década de 1970; e o terceiro, que veio a ser conhecido como a Era da Alfabetização Científica, se inicia nos anos de 1980 perdurando até o presente momento.
A alfabetização científica é uma grande aliada da formação cidadã dos estudantes, já que tem como objetivo a apropriação dos conhecimentos científicos por parte dos alunos. Ela visa promover mudanças a fim de proporcionar benefícios para as pessoas, para a sociedade e para o meio ambiente.
O letramento científico refere-se tanto à compreensão de conceitos científicos como à capacidade de aplicar esses conceitos e pensar sob uma perspectiva científica. Envolve reconhecer e comunicar questões que podem ser investigadas cientificamente, e saber o que está envolvido nessas investigações.