Arte Contemporânea é uma tendência artística que nasceu na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial. Também conhecida como Arte Pós-Moderna, essa tendência teve início, sobretudo, com o advento da Pop Art e do minimalismo.
A arte contemporânea permite que o artista se expresse através das mais variadas formas; com o uso de materiais do cotidiano a arte passou então a interagir com as pessoas, saindo de museus e indo ao encontro da população, com o objetivo de fazer pensar e fazer com que as pessoas reflitam sobre a arte e ...
As principais características da arte contemporânea são:
A arte contemporânea surge de ideias inovadoras, ela tem uma proposta de priorizar a ideia ou conceito em relação ao objeto.
O termo happening é criado no fim dos anos 1950 pelo americano Allan Kaprow (1927-2006) para designar uma forma de arte que combina artes visuais e um teatro sui generis, sem texto nem representação. ... O happening é gerado na ação e, como tal, não pode ser reproduzido.
A Arte Contemporânea ou Arte Pós-Moderna é uma tendência artística que surgiu na segunda metade do século XX. A Arte Contemporânea se prolonga até aos dias atuais, período esse denominado de pós-modernismo, propondo expressões artísticas originais a partir de técnicas inovadoras.
E dentro destas três questões chaves, algumas características apreendidas na arte contemporânea se repetem: a abstração da materialidade da obra de arte; o tipo de material utilizado; a dificuldade de se lidar com a possibilidade da cópia, suas implicações legais e de mercado; a importância do ambiente em que uma obra ...
A arte contemporânea procura uma fusão da arte com a vida, com uma aproximação da cultura popular e o fomento à interatividade. O uso de materiais inovadores para as produções, como novas tecnologias e mídias, é bastante comum e difundido.
A confusão de muitos em relação à arte contemporânea deriva do hábito de pensar a partir da ideia de arte definida segundo a história da arte. Ora, a arte contemporânea não está na história, porque ela está acontecendo hoje, no tempo vivido e não no tempo que podemos experimentar como histórico.