CID 10: K409 CID A categoria K409 refere-se a hérnia inguinal unilateral ou não especificada, sem obstrução ou gangrena e faz parte do grupo entre K40 e K46 e do Capítulo XI do livro CID 10.
K40 - Hérnia inguinalCID 10 - K40Hérnia inguinalCID 10 - K40.0Hérnia inguinal bilateral, com obstrução, sem gangrenaCID 10 - K40.1Hérnia inguinal bilateral, com gangrenaCID 10 - K40.2Hérnia inguinal bilateral, sem obstrução ou gangrena
Doença muito comum, a hérnia inguinal é uma saliência de parte do conteúdo intra-abdominal, que pode ser tecido adiposo, alças do intestino grosso ou do intestino delgado através de um orifício na parede abdominal, mais precisamente na região inguinal.
O encarceramento é a complicação mais frequente da hérnia inguinal e consiste na exteriorização e permanência de alças intestinais (e/ou ovário e trompa) no saco herniário, com difícil redução.
CID10 - M51 - Outros Transtornos de Discos Intervertebrais.
Não é perigosa por si só, mas pode causar complicações graves, com risco de vida. O diagnóstico de hérnia inguinal é geralmente simples e faz-se pelo exame da parede abdominal, onde é possível identificar uma tumefação que aumenta com o esforço ou a tosse.
A hérnia inguinal encarcerada pode levar a uma situação muito mais grave, que se chama hérnia inguinal estrangulada. Neste caso o intestino ou outro órgão existente dentro da hérnia pode morrer, se o doente não for operado rapidamente.
Essa é uma complicação grave que ocorre quando o intestino se torce dentro do saco herniário. Isso faz com que os vasos sanguíneos sejam comprimidos e ocorra a obstrução intestinal. Pode ocorrer a gangrena da parte torcida do intestino, levando à sua ruptura e, consequentemente, a infecções graves.