Proctologia é uma especialidade médica que estuda, diagnostica e trata problemas de saúde relacionados ao ânus e o reto. Já a coloproctologia significa praticamente o mesmo. A especialidade também era responsável pelas enfermidades acometidas no ânus e reto.
Coloproctologista é um médico especializado em doenças do intestino grosso: cólon, reto e ânus. Ele é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento, tanto clínico quanto cirúrgico, dessas doenças.
Hemorroidas, fístulas e fissuras perianais são doenças da área da proctologia. Saiba quando procurar um proctologista. A proctologia é a área médica que se dedica às doenças do reto e do ânus.
O principais exames realizados pelos proctologistas são: anuscopia, retossigmoidoscopia, colonoscopia, manometria anorretal, defecografia, anuscopia com magnificação e ultrassonografia endoanal.
A especialidade Proctologia ou Procto, também conhecida como coloproctologia, cuida de pacientes acometidos por doenças do intestino grosso e delgado, do reto e do ânus, sejam benignas ou malignas.
O coloproctologista trata das doenças benignas e malignas do intestino delgado, grosso e ânus. Realizam o exame físico proctológico com toque retal e exames como anuscopia, retossigmoidoscopia, ultrassonografia digestiva baixa e a colonoscopia.
No caso do proctologista, a finalidade é a de encontrar quaisquer feridas ou alterações no ânus. Já na consulta com o urologista, o objetivo é diagnosticar de modo prematuro tumores ou modificações capazes de apontar um caso de câncer de próstata.
O coloproctologista é um cirurgião especializado em tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos de doenças do intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Ele tem formação avançada em problemas do intestino, além de ter tido treinamento na especialidade da cirurgia geral.
O médico irá realizar uma análise do paciente para obter o diagnóstico e indicar o melhor tratamento. Durante a consulta serão feitas perguntas sobre o início dos sintomas, se existem casos na família, etc. Após obter as informações necessárias do paciente, poderá ser necessário a realização do exame físico.