Não Vou Pagar o Pato ou Chega de Pagar o Pato é uma campanha nacional da FIESP iniciada em 3 de setembro de 2015, pelo presidente da entidade Paulo Skaf, contra o aumento de impostos e contra a volta da CPMF.
Pessoa boba, mole, ingênua.
Segundo conta Riboldi, em seu livro O bode expiatório, a expressão pode ter se originado em uma história do século XV. Um camponês passou em frente à casa de uma mulher casada, com um pato na mão. A mulher ficou interessada em ter o pato, e propôs ao camponês pagá-lo com favores sexuais.
Expressão dita de maneira errônea, sendo a pronúncia e grafia correta "Pagar o Pato", cujo significado é 'levar a culpa' ou 'enfrentar as consequências' de algo.
Chutar o balde é uma expressão popular na língua portuguesa, utilizada no sentido de "perder o controle", "desistir de tudo" ou "abrir mão de algo", como uma resposta a um sentimento de raiva ou ira.
Significado de Pata substantivo feminino A fêmea do pato.
Elemento que significa fígado ou relativo ao fígado (ex.: hepatocele).
A mais conhecida diz que, no século 20, havia um mendigo no Rio de Janeiro que pedia qualquer coisa para comer, até mesmo um pão duro. Quando ele morreu, descobriu-se que, na verdade, o suposto mendigo era um homem de muitos pertences. Assim, pão-duro passou a ser o apelido de quem é muito apegado ao dinheiro.