Musicoterapia, como o nome já diz, é uma forma de tratar os pacientes através da música. É uma técnica que trabalha com a saúde ao utilizar formas diversas de aprendizado, expressões e arte. Trazendo prevenção e promoção de saúde para todos. A música faz com que sintamos emoções positivas ou negativas.
A musicoterapia estimula o bom humor, aumenta a disposição e consequentemente, reduz a ansiedade, o stress e a depressão e além disso ainda: Melhora a expressão corporal. Aumenta a capacidade respiratória. Estimula a coordenação motora.
A sessão pode ser realizada apenas com o paciente ouvindo a música que o musicoteraputa toca, ou, participando e fazendo a música com o terapeuta. A musicoterapia também pode ser realizada em grupos, onde todos participam tocando um instrumento e executando uma música em grupo.
"A música tem um impacto direto e mensurável no estado mental, reposta biológica ao stress, sensação de dor, ação cardíaca, pressão sanguínea, níveis de hormônio, produção de morfinas, adrenalina e atividade elétrica cerebral", sintetiza Ralph Spintge, presidente da Sociedade Internacional de Música na Medicina, em ...
Rock. Sertanejo. Esses são alguns sons que podem ser utilizados na musicoterapia. Esse tipo de tratamento é realizado em grupo ou individualmente e também é adotado por algumas empresas para trabalhar a sociabilização dos funcionários.
A musicoterapia é um campo teórico e prática que combina os elementos musicais com a neurociência. ... Existem até mesmo estilos musicais que ajudam na concentração, ideal para quem gosta de trabalhar e estudar ouvindo música. Além disso, ela também pode ser utilizada para tratamento de doenças físicas e mentais.
Onde a Musicoterapia está sendo aplicada? A Musicoterapia vem sendo aplicada em inúmeros hospitais, clínicas e centros de reabilitação para a integração física, psicológica e emocional.
Estudos mostram que o uso da música auxilia no desenvolvimento da aprendizagem de crianças autistas. Ao se investigar de que forma ela pode ajudar nesse processo, foi possível observar que ocorre a expansão da comunicação e das relações sociais.
sessão de musicoterapia podemos utilizar desde uma simples caixinha de fósforo até um instrumento musical propriamente dito, além do próprio corpo. É possível ainda a construção de instrumentos com o paciente e para o paciente, desde que lhe permita interação dentro do processo.
A consulta de musicoterapia custa entre R$ 80,,00, dependendo da região. Alguns convênios cobrem o valor das sessões e há atendimentos realizados pelo SUS e SUAS (Sistema Único de Assistência Social).