Resposta: Os musgos do granito ou das pedras crescem em rochas de regiões frias. ... O esfagno é um tipo de musgo que cresce em áreas de pântano. Ao contrário da maioria das outras plantas, os musgos se reproduzem por meio de células chamadas esporos, e não por sementes.
Os musgos são plantas pequenas e sem sementes que normalmente se desenvolvem em locais úmidos e sombreados. Existem mais de 10 mil espécies, ou tipos, de musgo no mundo inteiro. Eles pertencem ao grupo de plantas chamadas briófitas. Os musgos são plantas que se desenvolvem em locais úmidos e sombreados.
O ciclo de vida dos musgos apresenta uma alternância de gerações em que o gametófito constitui a fase evidente e dominante, enquanto o esporófito é muito menor e nutricionalmente dependente do gametófito.
Os musgos pertencem ao grupo das briófitas. 5) São as samambaias e avencas. 6) As fanerógamas são plantas que produzem flores e sementes.
briófitas (FCC-BA) Os musgos que crescem nos muros úmidos são: a) gametófitos de briófitas.
Por não apresentarem um sistema vascular, a água e outras substâncias (como os produtos da fotossíntese) passam de célula a célula até atingir a planta toda. Esse é um processo lento, por isso os musgos acabam sendo plantas de porte pequeno.
O musgo prefere terras ácidas, com um pH entre 5 e 6. É possível que você tenha que aumentar ou reduzir o pH do solo, dependendo do resultado. Caso pretenda plantar na terra ou em uma superfície planta, tente deixá-la bem lisinha. Ao contrário da grama, o musgo vai deixar visíveis os buracos e falhas do terreno.
A maioria dos musgos se sente melhor em condições de sombra, ou pelo menos em lugares onde eles não ficam expostos constantemente ao sol. Rega: Alguns musgos podem sobreviver longos períodos secos, se recuperando rapidamente quando forem umedecidos de novo. Porém, a maioria dos musgos exige umidade para prosperarem.
O ciclo de vida das briófitas é marcado pela alternância de gerações, ou seja, existem formas haploides e diploides no ciclo. ... O ciclo de vida das briófitas destaca-se pela alternância de gerações. Isso significa que, durante a vida da planta, ela passa por uma fase de vida diploide (2n) e uma fase haploide (n).
Gametófito é livre e é a fase duradoura do ciclo; Esporófito é dependente do gametófito e representa uma fase breve do ciclo.