Por que, ao misturar os ingredientes, a massa adquire um aspecto forte e pegajoso? ... A explicação está relacionada principalmente com três ingredientes usados na preparação do pão: farinha de trigo, fermento biológico e açúcar.
Os egípcios foram os primeiros a usar fornos de barro para assar pães por volta do ano 7.000 antes de Cristo. Atribui-se também a eles a descoberta do fermento, responsável por deixar a massa do pão leve e macia como conhecemos hoje.
O Pão no Antigo Egito O sistema de fabricação dos egípcios era muito simples: pedras moíam o trigo que, adicionado à água, formava uma massa mole, que era assada. Este sistema encontra-se ilustrado em pinturas encontradas sobre tumbas de reis que viveram por volta de 2500 a.C.
É a união de duas proteínas presentes no trigo: a glutenina e a gliadina. Essa junção é realizada com a adição da água, que faz com que elas se encontrem e formem o glúten. Essa proteína tem a capacidade de tornar a massa elástica para ser trabalhada e resistente para não arrebentar no processo de produção de pão.
A fermentação é uma fase importantíssima na produção do pão, que possibilita a massa crescer. ... Algumas bactérias e leveduras conseguem quebrar as ligações entre as moléculas de glicose e passam a se alimentar dali, proporcionando o crescimento da massa, deixando-a mais leve e desenvolvendo aroma e sabor.
A fermentação nada mais é do que o processo no qual as leveduras se alimentam da glicose e, como resultado dessa reação química nesses organismos, liberam gás carbônico. É exatamente por isso que o pão cresce.
O pão cresce porque à massa é acrescentado fermento. ... Por reação enzimática, a levedura age sobre as moléculas de açúcar liberando CO2 (dióxido de carbono ou gás carbônico). Ao ser liberada, essa molécula fica retida na malha do glúten. A malha, por sua vez, se estica, formando pequenas bolhas.
Apesar de não ser considerado ingrediente básico, o ovo é largamente utilizado em produtos de panificação, em várias funções. Proporciona sabor, cor, contribui para a formação estrutural da massa, incorpora ar quando batido, providencia líquido, gordura e proteína e emulsifica gordura e ingredientes líquidos.
Os pães eram feitos de farinha misturada com o fruto do carvalho. Os primeiros pães eram achatados, duros, secos e muitos amargos. Para ser ingerido, o pão era lavado várias vezes em água fervente e depois era assado sobre pedras ou embaixo de cinzas.
O pão dos hebreus era feito apenas com farinha de trigo e água. O Repórter em Ação descobriu como esse alimento era preparado na época de Moisés.