Quanto aos microcálculos, indicam que o paciente tem litíase renal, isto é , pedra nos rins. Trata-se de um distúrbio metabólico em que a pessoa tem predisposição a formação de cálculos renais.
Significado de microcálculo: Relativo a cálculos renais, pedras no rim.
Significa que há cálculo no interior do rim.
Refere-se à presença de "pedras" nos rins. É uma das causas mais frequentes de cólicas renais. Os cálculos podem ter diversas composições, sendo os mais frequentes os de oxalato de cálcio e de ácido úrico.
Quando pequenos cristais (que podem ser resultantes, por exemplo, do próprio processo de filtragem do sangue que possui um excesso de certas substâncias, como o cálcio e o ácido úrico) se aglomeram e formam pedrinhas, que ficam alojadas nos rins e em outras partes do sistema urinário, a pessoa é diagnosticada com ...
Lítíase ou cálculo são termos utilizados para designar formações pétreas de composições diversas (cálcio, colesterol, urato, etc.) no organismo humano em especial nas vias urinárias e biliares e também nos animais, podendo levar a doenças .
A presença de microcálculos podem levar a um quadro de pancreatite biliar quye é uma das complicações da colelitíase. Sugero procurar cirurgião geral e tratar mais rápido possível. A cirurgia por videolaparoscopia é a mais indicada.
Cálculos maiores que 0,9 cm são grandes demais e não passam pelo sistema urinário, sendo necessária uma intervenção médica para eliminá-los. Estes cálculos grandes podem ficar impactados no ureter, provocando uma obstrução à drenagem da urina e consequente dilatação do rim, a qual damos o nome de hidronefrose.
[ Botânica ] Relativo ao cálice das flores.
Em anatomia, cálice renal maior ou cálice maior é uma estrutura em forma de tubo, localizada no interior do seio renal, formada pela união das extremidades dos cálices menores. Cada rim possui cerca de 2 a 3 cálices maiores, que se unem através de suas extremidades para forma a pelve renal.