Solos bem conservados reciclam mais nutrientes e acabam sendo mais férteis, dada aceleração no ciclo de decomposição da matéria orgânica. E, em se falando de conservação do solo na agropecuária, o seu manejo racional é a chave para uma convivência harmônica entre produção agropecuária e a conservação de solos.
Em geral, a vegetação atenua a erosão do solo, principalmente através da redução das forças de impacto da gota no solo diminuindo a velocidade do escoamento superficial, aumentando a rugosidade hidráulica e as taxas de infiltração de água no solo, aumentando assim sua resistência à erosão.
Em solos cobertos pela vegetação a erosão é muito pequena e quase inexistente, pois ela segura a terra, a água escorre por entre as raízes e se infiltra na terra.
A matéria orgânica do solo (MOS) permite liberação gradativa de nutrientes, contribuindo com a fertilidade do solo, proporciona ambiente positivo para os macro e microrganismos, além de contribuir diretamente para a estruturação do solo, maximizando a fertilidade química, física e biológica do solo.
Para evitar a erosão em áreas de encostas a sociedade deve: Se for construir nessas áreas deve-se retirar apenas a vegetação das partes mais altas. Não se preocupar em reflorestar uma vez que o processo voçorocamento só ocorre em áreas planas.
A raiz que melhor protege o solo contra a erosão é a raiz fasciculada (cabeleira), encontrada nas monocotiledôneas, pois esse tipo de raiz consegue aglutinar mais a terra, deixando-a mais compacta e evitando que ela deslize e cause erosão.
A vegetação desempenha funções importantes para o recinto urbano, pois segundo Mascaró e Mascaró (2002), ela ajuda no controle do clima e da poluição, contribui para a conservação da água, na redução da erosão e na economia da energia, além de promover a biodiversidade e o bem-estar dos habitantes.
Promover a maior absorção d'água, manter a formação do solo e evitar a erosão e desfragmentação são elementos que denotam a grande importância da vegetação para o solo. ... Desmoronamentos de terra e de residências em áreas de morros e até mesmo em rios demonstram a importância da vegetação para o solo, pois ela o protege.