É diferente do ciclo lunar, que começa na lua nova, pode até ser que tenham pessoas sincronizadas, que menstruam no 1º dia da lua nova, mas não necessariamente. É como se fosse o dia número um: um dia de recomeçar, de plantar intenções novas, de celebrar o sangue e a vida.
A ideia surgiu depois de uma conversa entre o time, em que, pelo menos cinco de nós comentou que estaria no comecinho ou final da menstruação neste fim de ano. Por isso, sugerimos dicas de looks lá no Instagram para quem vai estar no período menstrual assim com a gente.
O ideal é planejar bem o que vai vestir no réveillon, por isso, levar o calendário menstrual em consideração é essencial nessa data, já que muitas pessoas pensam em vestir a tradicional roupa branca. Pode até rolar uma blusinha branca, mas saia, short e vestido nas cores brancas estão dispensados!
Aposte no absorvente interno, já que ele é mais discreto Se a sua preocupação é o absorvente marcar na sua saia lápis ou no vestido justinho que você comprou para ir à aquela festa imperdível, nossa dica é você investir no absorvente interno. Como ele fica escondidinho dentro da vagina, não há risco de marcar na roupa.
Não corte seu cabelo quando estiver menstruada, e não deixe uma mulher que esteja menstruando cortar seu cabelo. Não tome banho, porque isso aumenta o fluxo. Não corte as unhas e nem se depile!!
A menstruação pode trazer desconfortos como inchaço abdominal, retenção de líquidos, mudanças de humor, indisposição, náusea, mal-estar geral, dor de cabeça, nas costas e cólicas, o que, em alguns casos, chega a atrapalhar as atividades do dia a dia. Esses sintomas costumam durar cerca de 24 horas.
"A supressão hormonal da menstruação não é perfeita, mas, para uma fatia expressiva da população, é capaz de trazer alívio significativo em relação à dor e a problemas médicos", diz. Menstruar ou não deve, sim, ser uma escolha da mulher – só que bastante ponderada dentro do consultório do ginecologista.