A melanina é uma proteína presente no corpo que dá coloração aos olhos, cabelos e principalmente à pele. Ela é gerada pelos melanócitos - células que ficam na camada superior à derme - e, normalmente, apresenta coloração amarronzada.
A melanina é um tipo de proteína produzido nos melanócitos a partir de um aminoácido essencial chamado tirosina. É essa proteína a principal responsável por colorir a pele e pelos dos seres humanos, além de proteger o DNA das células contra a radiação ultravioleta emitida pelo sol.
A produção de melanina nos melanócitos ocorre mais precisamente no interior de organelas denominadas de melanossomos. É a quantidade dessas organelas que determina se uma pele será mais ou menos pigmentada. Nos melanócitos ocorrem diversas reações estimuladas principalmente pela enzima tirosinase, que oxida a tirosina.
A pele negra possui maior concentração de melanina, proteína que dá cor e protege contra os raios solares. Como nesse tipo de pele o pigmento é amarronzado, diante de qualquer processo inflamatório ou irritativo – como acne, foliculite, alergia, melasma, picada de mosquito e etc – ela tende a escurecer ainda mais.
"Para manter o bronze de maneira saudável é indicado ingerir alimentos que ativem a formação da melanina", explica. " A melanina é uma pigmentação que temos na pele, que é ativada quando entramos em contato pelo sol. Quando tomamos sol, nosso orgnismo se defende por meio da melanina, que é uma barreira".
A melanina é produzida por células especializadas (melanócitos) que se encontram espalhadas entre as demais células na camada mais profunda (chamada camada basal) da camada superficial da pele. Depois de a melanina ser produzida, difunde-se para outras células cutâneas próximas.
A melanina é um pigmento biológico que dá cor à pele, pelos e olhos, desempenhando também papel protetor, pois filtra e absorve os raios ultravioleta. Esse pigmento é produzido a partir da tirosina (aminoácido) com a participação da enzima tirosinase.
1. Vitamina C. Chamado pelos dermatologistas de ácido ascórbico, a vitamina C age inibindo a produção da melanina (pigmento responsável pelas manchas acastanhadas na pele), porém de uma forma menos eficaz que outros agentes despigmentantes, como a hidroquinona.