A AMA tem como função o atendimento não agendado à pacientes com patologias de baixa e média complexidades nas áreas de Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia.
Além das consultas, dispõe de exames: eletrocardiograma, teste ergométrico, holter, monitorização ambulatorial da pressão arterial ( MAPA ), ecodopplercardiograma, doppler vascular, eletroencefalograma, ultrassonografia, RX e exames laboratoriais.
Os casos atendidos no AMA são aqueles que não necessitam de internação ou agendamento, tais como: febre, alergia, pressão alta, gripe, pequenos ferimentos, inalação, curativos, eletrocardiograma, cauterização e retirada de pontos.
A diferença entre a AMA e UBS está na continuidade do atendimento. Na AMA, o atendimento é concluído lá mesmo. Já se o paciente estiver na UBS ele pode ser encaminhado para um especialista. O Pronto-Atendimento, Pronto-Socorro e Unidade de Pronto Atendimento são para casos de urgência e emergência.
Posto de saúde: É a unidade de atenção básica, a porta de entrada do SUS, onde são realizados exames, consultas e acompanhamento médico, além de entrega de remédios e aplicação de vacinas. Quando necessário, solicita a outros serviços de saúde o encaminhamento do paciente.
Criadas pela prefeitura após o ano de 2005 e administradas pela Prefeitura de São Paulo e órgãos privados, as AMAs têm o objetivo de desafogar os pronto-socorros dos hospitais.
Como ser atendido
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, e oferece atendimento de urgência e emergência, com clínico geral, pediatra e enfermeiro. Outras especialidades como ortopedia e psiquiatria também podem estar disponíveis.
Pelo endereço http://sistema.saude.sp.gov.br/consulta_cnes/ é possível consultar, de forma rápida e gratuita, os serviços de saúde da rede pública disponíveis nos 645 municípios paulistas. Basta selecionar a cidade, perfil de unidade e tipo de atendimento desejado.