A urina turva é comum e normalmente acontece devido à grande quantidade e muco na urina, o que pode ser devido à contaminação da amostra, desidratação ou uso de suplementos.
O ideal é que a tonalidade da urina seja amarela clara. Além de sua relação com o cálculo renal, a urina turva também pode ser sintoma de diabetes, doenças sexualmente transmissíveis ou infecção urinária.
Quando há sedimentos na urina, sejam eles delicados ou espessos, algo de errado pode estar ocorrendo. A urina turva com odor muito forte pode sinalizar uma infecção do trato urinário e/ou genital, no caso dos homens.
2. Urina transparente. Quando a urina fica clara demais, isso é um sinal de que ela está muito diluída. Nesse caso, a primeira coisa a fazer é avaliar se você está tomando água em excesso, o que faz os rins trabalharem mais para eliminar os líquidos desnecessários.
A glicosúria é uma expressão médica utilizada para descrever a presença de glicose na urina, o que pode indicar a presença de alguns problemas de saúde, desde diabetes até doenças renais, por exemplo.