São utilizados em soldagens, cirurgias, holografia, para fazer cortes de tecidos, em leitores de código de barras no supermercado, impressoras, equipamentos de cirurgia dentária, pesquisa científica, leitores de CD e DVD, uso militar, entre diversas outras aplicações presentes no nosso cotidiano.
Os tratamentos estéticos a laser mais procurados pelas mulheres são, principalmente, a remoção de pelos, o tratamento de vasos, e o rejuvenescimento da pele. Outra aplicação do laser muito procurada é a remoção de tatuagens.
Em razão de suas características, o laser hoje é muito aplicado como, por exemplo, nas cirurgias médicas, em pesquisas científicas, na holografia, nos leitores de CD e DVD como também no laser pointer utilizado para apresentação de slides.
Os médicos usam lasers para várias finalidades. Como por exemplo, para cortar ou fechar cortes do tecido do corpo. Os oftalmologistas usam lasers para tratar de descolamento de retina, corrigir miopia, e outros fins cirúrgicos.
Na ocasião, o físico americano estimulou átomos de rubi a emitir luz concentrada. Desde então, o laser evoluiu e atualmente é empregado em aparelhos caseiros, cirúrgicos, industriais, militares e espaciais – raios laser já foram usados até para medir a distância entre a Terra e a Lua.
Quais as aplicações do laser em medicina? A dermatologia e a medicina estética são as mais emblemáticas. O laser é utilizado para remoção de tatuagens, depilação de longa duração, tratamento do acne e rejuvenescimento da pele, conferindo-lhe nomeadamente maior firmeza.
Os oftalmologistas usam lasers para tratar de descolamento de retina, corrigir miopia, e outros fins cirúrgicos. Na área da dermatologia também existe uma grande aplicação do laser para diversos tratamentos. Aplicação de feixes de luz (raio laser) sobre a lesão para cortá-la ou vaporizar as células que a compõem.
A palavra laser é, na verdade, uma sigla para Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, que em português significa Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação. ... O nome técnico para isso é feixe coerente, pois as partículas de luz adotam o mesmo comportamento e direção.