Feito o diagnóstico, o tratamento da dermatite por lambedura é definido conforme a causa do problema. Os cuidados podem envolver o uso de anti-inflamatório e antibiótico para dermatite canina. Além de antifúngico e mudanças no estilo de vida do cachorro.
O tratamento da pele pode incluir o uso de antibióticos, antiinflamatórios, além do uso de colares elizabetanos (cone) para impedir o acesso à área até que a lesão comece a cicatrizar. Também é indicado o uso de suplementos naturais que auxiliem na reparação da pele.
Tédio ou estresse O tédio e o estresse, por exemplo, podem fazer com que seu cão lamba e morda as patas, em sinal de frustração, e isso pode se tornar um hábito.
Cachorros muitas vezes podem se lamber para tratar de sua ansiedade. Quando um cão está se sentindo muito ansioso ou com energia acumulada, ele pode lamber muito suas próprias patas a fim de gastar energia. Também é possível que eles façam isso para sentirem-se mais confortáveis no local onde estiverem.
ONYMYRRHE É UMA MISTURA DE MIRRHA QUE FAVORECE A HIDRATAÇÃO DA QUERATINA, POSSUI AÇÃO CICATRIZANTE, ANTI-SÉPTICA E CURATIVA. O "ONYMIRRHE" É UMA SUBSTÂNCIA ATÓXICA DE SABOR AMARGO QUE PODE SER PULVERIZADO SOBRE FERIMENTOS, PATAS, OU OUTROS LOCAIS ONDE SE DESEJA EVITAR A LAMBEDURA.
A dermatite por lambedura, também chamada de granuloma de lambedura, é reflexo do ato compulsivo e repetido do animal em lamber seus membros, geralmente anteriores, podendo acometer a região dorsal do carpo e metacarpo ("mãos"), tarso e/ ou metatarso ("Pés").
Crie um ambiente que o estimule a brincar, correr e se divertir diariamente. Leve-os para passear, gastar energia e ter contato com outras pessoas e animais. Toque os brinquedos com mais frequência, esconda petiscos pela casa e procure deixar algum som ligado durante o dia.
No entanto, veterinários holísticos sabem há anos que os animais que "lambem o ar" ou lambem obsessivamente pisos, sofás, tapetes etc. quase sempre têm problemas gastrointestinais. Felizmente, um estudo canadense recente sugere que o ELS pode realmente estar relacionado à saúde e não a um problema comportamental.
O uso de alguns remédios podem ser utilizados para o tratamento de dermatites alérgicas, como os corticóides, anti-histamínicos e shampoos de tratamento específicos. DERMATITE ALÉRGICA À PICADA DE PULGAS EM CACHORRO (DAPP).