Kairós é uma palavra de origem grega, que significa "momento certo" ou "oportuno", relativo a uma antiga noção que os gregos tinham do tempo. ... Kairós era filho de Cronos, deus do tempo e das estações, e que, ao contrário de seu pai, expressava uma ideia considerada metafórica do tempo.
Chronos é o senhor do tempo, enquanto Kairós representa o tempo que não pode ser controlado. Para os gregos antigos, o primeiro significava o tempo cronológico, enquanto o segundo se referia à qualidade do tempo vivido, algo que não pode ser medido através de números.
Enquanto Chronos é a personificação do tempo calculado, aquele subordinado ao relógio e do qual não conseguimos fugir facilmente, Kairós é a qualidade do tempo vivido. Kairós é o tempo oportuno, que faz um acontecimento ser especial, memorável, não em seus números, mas em sua significância.
Kairós, o deus da oportunidade, era filho de Zeus - o deus dos deuses e de Tykhé, a divindade da fortuna e prosperidade. Descrito como um belo jovem calvo com um cacho de cabelos na testa, ele era um atleta e tinha uma agilidade incomparável.
Existe a palavra "Chronos", que é a hora que o relógio marca e que dá origem a "cronômetro". Mas existe outra palavra grega para esperar, "kairós". Que também significa "tempo", porém não o tempo do nosso relógio, mas o tempo de Deus. ... A Palavra diz: "Esperar pelo Senhor".
O Tempo Chronos, cronológico, que não perdoa e nos devora. O Tempo Kairós que diz respeito ao tempo contemplativo, ao momento oportuno. Dentro de nossa sensação de "o tempo voa", "não dá tempo..." um aviso importante: o dia continua com 24 horas... o tempo passa por nós na mesma cadência!
Algo que temos que guardar em nosso coração é que há um tempo determinado por Ele. ... O nosso tempo parece passar numa velocidade incontrolável, mas Deus está no controle de todas as coisas. O tempo dEle, Ele mesmo controla. Tem o dia e a hora determinada para que cada promessa se cumpra na sua vida.
Na mitologia grega, o tempo é representado pela imagem de Cronos, filho de Urano e Gaia (céu e terra). ... Na maioria dos registros iconográficos, o tempo é visto pela imagem de um ancião de longas barbas.
A Deusa Tique, chamada também de Fortuna, é oritunda da Mitologia Grega e Romana, onde é considerada a Deusa da Fortuna, da prosperidade e da sorte. Geralmente ela é representada com um sol e dois astros.
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; ... Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.