1 Condição, natureza ou qualidade daquilo que é causal, daquilo que fundamenta, gera ou explica algo ou produz algum efeito. 2 Influência da causa sobre o efeito; relação entre causa e efeito.
A causalidade é aquela que representa o motivo, a causa, pela qual uma ação aconteceu. A principal conjunção utilizada é o 'porque', entretanto, no próprio texto pode não haver uma conjunção e aí será necessário compreender o sentido de causa e efeito por si só, conforme o contexto.
Causalitas secundum esse, ou causalidade segundo o ser: ocorre quando uma causa cessa e o efeito deixa de existir. Por exemplo, o sol é a causa da luz do sol, mas se essa causa desaparece, a luz do sol também deixa de existir.
existência de uma causalidade sociológica - isto só pode ser conseguido por recurso a uma problemática teórica (teoria) que selecione, estabeleça e interprete a relação lógica entre um conjunto de variáveis ou fenómenos.
A causalidade, para Hume, não só é uma modalidade de operação da mente, uma relação natural pela qual duas ideias, uma introduzindo a outra, se associam na imaginação, mas constitui ainda uma relação filosófica, uma qualidade que torna passíveis de comparação os objetos implicados.
Significado de Exemplificação Reunião daquilo (texto, expressão, palavra etc.) cujo propósito é demonstrar, elucidar ou explicar alguma coisa; elucidação ou exemplo.
substantivo feminino Estado do que é provisório, passageiro, que passa rapidamente, de curta duração. [Por Extensão] Prazo de permanência de um documento num arquivo: tabela de temporalidade.
Primeiramente, em Estatística, Correlação é um conceito que se refere à medida da relação entre duas variáveis. ... Outro conceito importante é o de Causalidade, em que há relação entre uma variável X e uma variável Y e a variável Y é consequência da variável X, ou dito de outra maneira, a variável X é causa da variável Y.