É um desnivelamento de altura ou escala de um determinado membro do corpo.
O infradesnivelamento do segmento ST maior ou igual a 1.0 mm no esforço ou recuperação, retificado ou descendente, é a alteração diagnóstica de isquemia (fig.
O Infradesnível do segmento ST é a alteração que indica que seu coração esteja sofrendo com a ISQUEMIA – de que, de alguma maneira, o miocárdio esteja precisando de mais oxigenação.
Nesse item avaliaremos o segmento ST (10º passo) – se há infra ou supra-desnivelamento. O infra-desnivelamento de ST ao esforço e na presença de dor torácica sugere isquemia miocárdica.
Geralmente são o resultado de alterações posturais, esforço não controlado no trabalho, sedentarismo, obesidade ou sobrepeso, descanso ou sono insuficiente, stress, ansiedade... somado a tudo isso às vezes se encontra também alguma alteração nos exames da coluna.
A crista ilíaca é dividida em lábio externo, linha intermediária e lábio interno. Lábio externo. Margem externa da crista ilíaca para a fixação do músculo oblíquo externo do abdome. Linha intermediária é a linha óssea entre o lábio externo e o lábio interno da crista ilíaca.
A frequência cardíaca tende a aumentar conforme o incremento no exercício, o teste ergométrico é considerado satisfatório quando o paciente atinge mais que 85% da frequência cardíaca predita.
Assim, o infra de ST em aVL nada mais é que a imagem em espelho do supra em DIII. Da mesma forma, o infra em V1 e V2, por exemplo, indica que o vetor da corrente de lesão está "fugindo" da parte anterior do tórax (onde se situam estas derivações) e se dirigindo para a parte posterior.