substantivo feminino Falta de fidelidade; deslealdade; traição: a infidelidade de um marido. ... Abuso de confiança: a infidelidade de um criado.
Em sua acepção mais comum, a fidelidade é manter relações amorosas somente com uma pessoa que é sua parceira ou parceiro. Portanto, a infidelidade é quebrar este pacto tácito de manter relações sexuais com uma pessoa que escolhemos como parceiro ou parceira.
De acordo com o Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa, (2001) uma das definições dadas para "traição" é, por analogia, "infidelidade no amor". Já a palavra "infidelidade", está definida mais precisamente como "falta de respeito, de fidelidade àquilo com que se deveria estar comprometido".
Adultério (do latim adulterǐum) é a prática da infidelidade conjugal. Com o tempo, o termo estendeu-se ao sentido de fraudar, falsificar ou trair, adjeta ao verbo "adulterar".
Doloso, enganoso, pérfido.
S - O adultério físico e o espiritual envolvem a criação de uma fantasia a respeito do que o novo objeto de amor pode fazer pela pessoa. P - Esta fantasia cria expectativas irreais sobre o que o novo relacionamento pode fazer, e leva somente à frustração em todos os relacionamentos existentes e futuros.
Tipos de Infidelidade Conjugal As duas principais categorias de infidelidade são: a física e a emocional. A infidelidade emocional pode ser tão prejudicial , quanto a infidelidade física. A infidelidade emocional é, em alguns casos, devastadora e causa diversos problemas, como baixa autoestima e insegurança.
A infidelidade virtual caracteriza-se por ser um relacionamento virtual praticado por pessoa comprometida, seja pelo casamento ou pela união estável, a qual passa a experimentar diferentes experiências afetivas e/ou sexuais com pessoa estranha à relação conjugal ou relação estável.
O adultério ocorre quando um dos cônjuges ou companheiros acaba traindo o (a) seu (a) parceiro (a), quebrando a relação de confiança anteriormente estabelecida, seja em decorrência de casamento ou de união estável. ... Entretanto, em âmbito penal, o adultério não é mais uma conduta criminosa, isto é, não é crime.