Impunidade é um conceito que pode ter um sentido objetivo (técnico) ou um sentido subjetivo (ligado a impressões individuais). Do ponto de vista técnico, a impunidade consiste no não-cumprimento de uma pena por alguém formalmente condenado em virtude de um delito.
Os números básicos já revelam a magnitude da impunidade: apenas 60,13% das ocorrências de homicídios foram objeto de investigação. Logo, para cerca de 40% dos registros não foram identificados inquéritos policiais. Enquanto os homicídios cresceram 15,51%, os inquéritos policiais aumentaram apenas 7,48%.
A impunidade põe em risco a paz social, o bem comum, a segurança pública, as instituições públicas e particulares, a inversão dos valores do certo e do errado, dos valores éticos, cívicos e morais, causando a estagnação e o descrédito do país, criando castas acima da lei e consequente revolta dos desfavorecidos.
Do ponto de vista subjetivo, a impunidade consiste na sensação compartilhada entre os membros de uma sociedade no sentido de que a punição de infratores é rara e/ou insuficiente. Disso deriva uma cultura marcada pela ausência de punição ou pela displicência na aplicação de penas.
Falta de punição ou do castigo devido. 2.
Qualidade do que é impunível ou do que não pode ser punido.
Porque são praticados por pessoas que possuem poder e dinheiro o bastante para se manterem onde estão, sem a devida punição, enquanto outros crimes são punidos de fato pois, para os detentores do poder, isso serve como meio de segregação social.
Significado de Impunidade substantivo feminino Condição de impune; em que há impunidade; ausência de punição; sem castigo. Qualidade ou particularidade de impune; em que há tolerância ao crime. Etimologia (origem da palavra impunidade).
O AUMENTO DA VIOLÊNCIA EM GERAL O aumento da violência urbana está intimamente ligado a impunidade. Os menores de idade é um bom exemplo de como a falta de punição faz com que os índices de criminalidade aumentem. ... A polícia é atrasada e os bandidos são cada vez mais organizados, audazes e violentos.
As causas da impunidade são muitas e complexas: entre elas, podem-se citar a morosidade da Justiça e a legislação inadequada ou complacente com este tipo de crime.