Hip Hop é uma cultura popular que surgiu entre as comunidades afro-americanas do subúrbio de Nova York na década de 1970. A música é a principal manifestação artística do hip hop, que também tem na dança e no grafite forte representação. Dos Estados Unidos, a cultura hip hop se espalhou pelo mundo.
Os quatro elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj's e Mc's, e Street Dance. Alguns autores dividem a dança de rua em dois tipos: o Hip – Hop (movimento cultural, de rua) e a Street Dance (dança oriunda de academias e escolas de dança). Dança de rua.
A Dança. Por fazer uso de uma grande diversidade de estilos, a dança hip hop oferece a oportunidade das pessoas usarem os mais variados movimentos, ou seja, a improvisação é o grande diferencial do hip hop.
Além de estratégia para atrair os jovens e conter disputas e violência entre as gangues, a música, dança e arte do hip hop, funcionam como elementos de promoção da cultura. Para fazer as letras, inventar novos passos de dança e expressões artísticas, é preciso conhecer a realidade, conhecer história, estar engajado.
O Movimento foi criado pelas equipes de baile norte-americanas, com o objetivo de apaziguar as brigas e contrariedades freqüentemente manifestadas pelos jovens agrupados em gangues. O termo Hip Hop designa um conjunto cultural amplo que inclui música (rap), pintura (grafite) e dança (break).
Freestyle (gênero musical)FreestyleOrigens estilísticasMúsica latina, electro, boogie, hip hop, synth-popContexto culturalInício da década de 1980, cidade de Nova YorkInstrumentos típicosSintetizador, caixa de ritmos, Roland TR-808Formas derivadasFunk melody
O Hip Hop é uma expressão social, artística e política. É composto por quatro elementos artísticos: grafite, break, MC e o DJ, esses dois últimos constituem o Rap.
Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura o rap, o DJing, breakdance e o graffiti.
Oriundo de bairros pobres, o hip-hop nasceu no início dos anos 1970, primeiro em Nova York antes de se espalhar pelos Estados Unidos. Através de múltiplas influências musicais (jazz, funk, soul ...), as populações que vivem nos guetos expressam uma voz social e política.
Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura o rap, o DJing, breakdance e o graffiti. Outros elementos incluem a moda hip hop e gírias.