Inibição da síntese protéica A biossíntese de DNA, RNA e proteínas envolve um número de reações bioquímicas complexas. Como a síntese protéica é uma característica comum a todas as células, tanto as procariontes quanto as eucariontes, não é um alvo para a toxicidade seletiva.
Síntese proteica é o processo pelo qual são produzidas as proteínas. Esse processo ocorre nos ribossomos tanto de células procarióticas quanto eucarióticas.
As células eucarióticas possuem ribossomos 80S; as células procarióticas têm ribossomos 70S, sendo estes constituídos pelas unidades 50S e 30S. Sendo essa diferença na constituição dos ribossomos o motivo pelo qual os antimicrobianos conseguem executar sua função sem causar grandes danos ao hospedeiro.
O cloranfenicol se liga à subunidade 50S do ribossomo, inibindo a síntese protéica da bactéria, tendo, assim, ação bacteriostática. Porém, pode ser bactericida contra algumas espécies como S. pneumoniae, H. influenzae e N.
É denominada de síntese proteica o processo através do qual as proteínas são produzidas. Para que ele ocorra, é fundamental a atuação dos ácidos nucleicos, pois eles contêm as informações necessárias para que as células realizem as etapas necessárias para produção das moléculas orgânicas.
Os antibióticos atacam as bactérias infecciosas presentes no nosso corpo, destruindo a parede celular bacteriana. Eles têm ação direta nesses organismos, alterando a sua estrutura ou a capacidade de se dividirem.
A síntese de proteínas ocorre nos ribossomos e envolve vários tipos de moléculas de RNA que atuam nas diversas etapas do processo. Inicialmente, uma molécula de RNA mensageiro (RNAm) deve ser sintetizada a partir de uma das cadeias do DNA que codifica para a proteína.
Agentes que comprometem a síntese de proteína bacteriana Dentre os fármacos inclusos neste grupo temos o subgrupo das tetraciclinas, cloranfenicol, Aminoglicosídeos, Macrolídeos, Estreptograminas, Lincosamidas, Oxalazidononas e o ácido fusídico.
Ácido Nalidíxico Ciprofloxacina São antimicrobianos de amplo espectro. intermediário crítico na síntese de nucleotídeos para síntese de DNA e RNA. Sulfas bloqueam a síntese de DNA/RNA e assim, a síntese proteica.
O grupo dos antibióticos beta lactâmicos é formado pelas penicilinas, cefalosporinas, cefamicinas, carbonêmicos, monobactâmicos dentre outros. A estrutura química característica desses compostos é o núcleo beta lactâmico.