1. Arte de inventar ou descobrir. 2. Método que pretende levar a inventar, descobrir ou a resolver problemas.
"Heurística é um método ou processo criado com o objetivo de encontrar soluções para um problema." ... O método foi apresentado por Rolf Molich e Jakob Nielsen em 1990, e desde então tem sido usado em diferentes escalas e adaptado de diferentes formas por profissionais de UX e Usabilidade ao redor do mundo.
Do grego heuriskein, encontrar. 1. Que se refere à descoberta e serve de ideia diretriz numa pesquisa, de enunciação das condições da descoberta científica.
Heurísticas são como atalhos que fazemos em nossas decisões....Heurísticas
A heurística é um conjunto de regras e métodos que conduzem à descoberta, à invenção e à resolução de problemas. Também é uma ciência auxiliar da História que estuda a pesquisa das fontes.
Derivada da palavra grega "heuristiké", a heurística é a capacidade de descobrir e inventar. Assim, representa a forma como o ser humano simplifica o entendimento de questões complexas, seja porque precisa decidir a partir de informações incompletas ou porque se encontra em situações de incerteza.
O Método Heurístico ou de Resolução de Problemas foi criado com o objetivo de encontrar soluções para um problema. Trata-se de simplificar um problema complexo dividindo-o por pequenas partes, de resolução mais fácil, procurando através das respostas de cada uma se possa chegar à resposta ao problema principal.
RACIOCÍNIO HEURÍSTICO é o raciocinar não com um fim rígido, mas com um final razoável e provisório cujo propósito é descobrir a solução do problema atual.
A essência da abordagem heurística reside na aplicação de rotinas seletivas que reduzem a dimensão do problema e pode ser usada para simular o padrão de decisão dos seres humanos, mostrando-se adequada para os tipos de indústrias que possuem grande complexidade, diversidade e dinamismo em seus processos.
Descrevem–se três heurísticas utilizadas pelas pessoas em julgamentos sob incerteza: (a) ancoragem e ajustamento, normalmente utilizada em predições numéricas quando um valor inicial está disponível; (b) disponibilidade de instâncias ou cenários, utilizada para acessar a freqüência de uma classe ou a plausibilidade de ...