O Anti-HBc Total determina a presença de anticorpos tanto da classe IgM quanto da classe IgG. Por isso, diante do Anti-HBc Total REAGENTE, é importante definir se esse resultado é devi- do aos altos títulos de IgG (imunidade por infecção passada) ou aos altos títulos de IgM (fase aguda).
HBsAg – Um resultado reagente ou positivo significa que a pessoa esta com hepatite B. A infecção pode ser aguda ou crônica.
O anti-HBc aparece no início dos sintomas de hepatite B aguda e persiste positivo por toda a vida, mesmo em pacientes que não desenvolvem a forma crônica da doença. A presença do anti-HBc indica infecção prévia ou atual pela hepatite B [1,3,4].
O resultado de anti HBs reagente demonstra proteção contra o vírus da hepatite B. Essa proteção pode ser adquirida por vacina ou pelo contato prévio com o vírus (e nesse caso, com cura espontânea), quando existe outro teste de anticorpos também positivo, chamado anti HBC.
O ANTI-HAV IgM quando positivo indica que a pessoa se contaminou recentemente, o que é chamado de infecção aguda. O ANTI-HAV IgG quando positivo indica que a pessoa teve contato com o vírus da hepatite A e que curou espontaneamente a doença. Quando positivo indica que a pessoa apresenta imunidade.
De forma geral, quando o antígeno HBe se mostra reagente, a replicação viral está elevada. Já quando o anticorpo anti-HBe é positivo, há pouca ou nenhuma replicação viral.
O Anti-HBe é um anticorpo específico contra o vírus da hepatite B que pode ser pesquisado no sangue. Os níveis de anti-HBe começam a ser detectados conforme o sistema imune começa combater o vírus. Esses níveis estão relacionados à diminuição da multiplicação viral.
Fiz o exame hbsag deu não reagente o que seguinifica? Significa que você não tem infecção crônica pelo vírus da hepatite B. Entretanto, deve avaliar também o Anti-HBs, pois se este for negativo, deve tomar a vacina para prevenir a infecção.
O termo não reagente é usado sempre em exames de sangue, exames de gravidez (Beta HCG), de doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV, sífilis, entre outras. Por exemplo, quando o resultado de um exame é "HIV não reagente" significa que o indivíduo não está contaminado com o vírus desta doença.