Conceitualmente, a glosa nada mais é que a retenção de valores em pagamentos, em tese, devidos ao particular contratado. ... O termo glosar, segundo o Dicionário Aurélio, é equivalente a censurar, criticar, suprimir ou anular, dentre outras acepções. Trata-se de juízo de reprovabilidade que alguém tem em relação a algo.
Significado de Glosado Glosado vem do verbo glosar. O mesmo que: rejeitado, anotado, suprimido, criticado, cortado, anulado, comentado.
É muito comum ocorrer glosas em cima de materiais e medicamentos, quando há o envio do código de faturamento incorreto ou quantidades erradas, por exemplo. A diferença de unidades, por um simples erro de digitação, é suficiente para gerar glosas.
O recurso de glosas funciona basicamente assim: a operadora recebe os demonstrativos, identifica itens glosados e encaminha para o Recurso de Glosas do hospital, que irá avaliar os itens. Se a glosa por procedente por conta de erros do hospital, o valor é aceito pela equipe de recursos e não será recursado.
A glosa é um abatimento de valores. É um impedimento de usar um crédito que em princípio o contribuinte utiliza para abater seus débitos fiscais. É um estorno de um crédito que havia sido compensado e que não foi homologado. Assim, ocorrendo a glosa, o contribuinte passa de credor para a situação de devedor.
As glosas hospitalares devem ser evitadas porque causam diversos problemas quanto à gestão financeira do hospital. Com o uso da tecnologia e uma boa estrutura de informações, é possível impedir que esse quadro se consolide.
No caso da glosa temporária, a instituição pode utilizar recursos que a reverta e possibilite reaver o valor faturado. Já uma glosa hospitalar definitiva não apresenta a possibilidade de recuperação do faturamento (total ou parcial), ocasionando a perda financeira permanente.