fo·nó·gra·fo fo. 1. Instrumento que fixa e reproduz os sons. ... Aparelho que reproduz sons gravados em discos colocados num prato rotativo, geralmente accionado mecanicamente.
O Fonógrafo funcionava do seguinte modo: o som fazia vibrar o diafragma de gravação, enquanto um cilindro coberto com papel de estanho ia girando sobre a agulha do diafragma, esta, ia fazendo cortes na folha de estanho que variavam conforme o som.
O Fonógrafo é um aparelho inventado em 1877 por Thomas Edison para a gravação e reprodução de sons através de um cilindro. Ele foi o primeiro aparelho capaz de gravar e reproduzir sons.
Thomas Edison Emil BerlinerCharles CrosEldridge R. JohnsonJoseph Sanders Fonógrafo/Inventores
Em 1887, Emil Berliner inventou o Gramofone que reproduz sons gravados utilizando um disco plano, em contraste com o cilindro do fonógrafo de Thomas Edison. As gravações para Gramofone tornaram-se a mídia principal usada a reprodução de gravações comerciais.
A captura da "imagem-movimento" foi possível a partir de 1889 com a criação do cinetoscópio por William Dickson, assistente do cientista e inventor americano Thomas Edison.
O fonógrafo é um aparelho para registar e reproduzir o som. Foi inventado, em 1878 por Thomas Alva Edison.
No fonógrafo, inventado por Thomas Edison em 21 de novembro de 1877, os cilindros eram gravados de forma análoga ao que já acontecia com o fonoautógrafo, mas, ao girar-se o cilindro ao contrário com o auxílio de outro tipo de agulha, o aparelho lia a informação sonora gravada no cilindro, reproduzindo o som.
Gramofone: O gramofone, projetado em 1888 por Emile Berliner, basicamente tem o mesmo princípio do fonógrafo quanto à reprodução do som. A diferença está na leitura da agulha. Enquanto no fonógrafo a agulha lê a profundidade do sulco, no gramofone lê lateralmente (ziguezague).
Uma das primeiras invenções que deram notoriedade a Thomas Edison, o fonógrafo foi a primeira máquina capaz de gravar e reproduzir sons. Criado em 1877, o aparelho foi descoberto enquanto Edison fazia experimentos com o telégrafo e notou que o movimento da fita de papel produzia ruídos parecidos com palavras faladas.