Energia geotérmica ou energia geotermal consiste no processo de obtenção de energia através do calor presente no núcleo da Terra. Abaixo da crosta terrestre existe o magma, um tipo de rocha líquida que possui elevada temperatura. ... A energia geotérmica é considerada uma fonte de energia renovável.
gradiente geotérmico. Gradação ou taxa de aumento de temperatura por unidade de profundidade no sentido ao centro da terra, também definido por diagrama temperatura x profundidade ou pressão litostática (equivalente a profundidade).
A Energia Geotérmica (ou Energia Geotermal) é um tipo de energia renovável obtida através do calor proveniente do interior do planeta terra. ... De tal modo, esse tipo de recurso energético é obtido por meio das rochas quentes, (secas e úmidas) e o vapor quente provenientes do interior da Terra.
A água contida nos reservatórios subterrâneos pode aquecer ou mesmo ferver quando em contato com o magma. Existem locais onde a água quente sobe até a superfície terrestre, formando pequenos lagos. Através desses tubos o vapor é conduzido até a central elétrica geotérmica. ...
Vantagens e desvantagens da energia geotérmica Menor índice de poluição. Não pode ser transportada. Baixos custos de administração e preços de eletricidade inferiores. Danificação de paisagem pela poluição térmica.
A energia geotérmica se caracteriza pelo calor proveniente da Terra, é a energia calorífera gerada a menos de 64 quilômetros da superfície terrestre, em uma camada de rochas, chamada magma, que chega a atingir até 6.000°C.
Profundidade em metros que, na crosta terrestre, é necessário descer para que se verifique a elevação de temperatura de um grau. Esta profundidade média é medida a partir da profundidade em que se não faz sentir as alterações da temperatura exterior, e tem um valor médio de 30 metros.
Esta propriedade é conhecida como efeito estufa. Graças a ela, a temperatura média da superfície do planeta mantém-se em cerca de 15°C. Sem o efeito estufa , a temperatura média da Terra seria de 18°C abaixo de zero, ou seja, ele é responsável por um aumento de 33°C.
A principal diferença de uma Usina Geotérmica e uma Termelétrica convencional é que na geotérmica não é necessário a queima de combustíveis para obtenção de eletricidade, o que reduz significativamente a quantidade de poluentes lançados na atmosfera.
A Nova Zelândia acaba de anunciar a conclusão da maior fábrica de energia geotérmica do mundo. Projectada pela Mighty River Power, a central geotérmica Ngatamariki de 100 MW é o terceiro projecto de energia geotérmica realizado no país desde 2008.