FM é a sigla de Frequency Modulation que em português significa "Modulação em Frequência" e se refere à transmissão de ondas com variação da frequência, proporcionando boa qualidade de som. ... As rádios FM possuem excelente qualidade de som mas tem alcance limitado (em média 100 quilômetros de raio).
Rádio FM. A Frequência Modulada (FM) surgiu como uma alternativa à AM, que apresentava muitos problemas. A frequência foi desenvolvida para ser uma solução para a ineficiência, alcance curto, interferências que a AM apresentava frequentemente. Por isso, é um modelo mais complexo e que gera mais custos de manutenção.
As ondas do tipo AM (amplitude modulada) possuem amplitude (altura da onda) variável enquanto se propagam. Já as ondas FM (frequência modulada) propagam-se pelo espaço alterando seu valor de frequência. ... A produção de ondas AM é mais barata e ocupa uma menor faixa de intervalos de frequência no espectro sonoro.
Transmissor. O radiotransmissor converte sinais sonoros, analógicos ou digitais em ondas eletromagnéticas, enviando-os para o espaço através de uma antena transmissora, para serem recebidos por um radiorreceptor, por exemplo, emissoras de AM, FM ou de TV além do LW.
O serviço de radiodifusão de caráter local serve apenas uma única localidade, como uma pequena cidade ou povoado. Já o serviço regional atende mais de um local e, por isso, tem uma potência maior. De acordo com o decreto, essas mudanças são necessárias pois a operação local será extinta em 31 de dezembro de 2023.
A extinção do serviço de radiodifusão local por onda média, onde estão as emissoras AM, foi determinada pelo Decreto 8.139/13. O espectro de onda média regional e nacional continuará existindo, mas às emissoras locais foi dada a opção de migrar para a faixa FM.
O rádio AM também tem um alcance de áudio muito limitado, de 200 Hz a 5 kHz, o que limita sua utilidade para música. E quando se trata de música, os sinais AM têm uma qualidade de som inferior à FM.