Coleta de sangue com seringa e agulha
Fazer a punção numa angulação compatível com a profundidade da veia (10o a 45o), com o bisel da agulha voltado para cima. Introduzir o tubo a vácuo no adaptador e empurrar em direção à agulha até o final (a fim de perfurar o diafragma da tampa). Aguardar o enchimento do tubo a vácuo. Remover o garrote.
Utilizado em enfermarias, hospitais e laboratórios, o scalps ou a borboleta — como é popularmente chamada, é bastante utilizada para coleta de sangue, e também aplicação de medicação intravenosa.
A coleta a vácuo é uma recomendação internacional do Clinical & Laboratory Standards Institute (CLSI), adotada em todo o mundo. Este sistema de coleta é composto por um dispositivo que permite a aspiração do sangue diretamente da veia através do vácuo, que se conecta diretamente ao tubo de análise.
Já para se realizar um hemograma completo, feito hoje em citômetro de fluxo, são requeridos apenas 100µL de sangue total. No entanto, em um procedimento padrão, coletam-se 4,5mL, ou seja, um volume suficiente para se realizar não um, mas 45 hemogramas!
Neste tipo de coleta, após adaptar a agulha no canhão, o sistema é introduzido no braço do paciente, na veia, logo em seguida, o tubo a vácuo é colocado no suporte e pressionado para frente, a ponta traseira da agulha acaba furando a rolha do tubo e o sangue é puxado para o tubo.
Confira as vantagens da utilização dos tubos de coleta a vácuo:
Bege (19G): indicado para veias de grande calibre (adolescente, adulto e idoso), para infusões de medicamentos em grande dosagem e coleta de sangue. Verde (21G) e Azul (23G): indicados para veias de médio calibre (adolescente, adulto e idoso), infusões de medicamentos em grandes e médias dosagens e coleta de sangue.
Scalp é um dispositivo bastante usado em infusões intravenosas de curta duração. Indicado para procedimentos rápidos, pois, durante a utilização do dispositivo, a agulha que acompanha o scalp fica dentro da veia do paciente. Em longos períodos pode causar lesões.