O Determinismo Biológico atribui as capacidades físicas e psicológicas do ser humano à sua etnia, nacionalidade ou o grupo ao qual pertence. ... Os antropólogos acreditam que a influencia das características de cada ser humano vem de sua cultura.
Determinismo geográfico é a concepção segundo a qual o meio ambiente define ou influencia fortemente a fisiologia e a psicologia humana, de modo que seria possível explicar a história dos povos em função das relações de causa e efeito que se estabeleceriam na interação natureza/homem.
O determinismo é uma corrente teórica que afirma que há um conjunto de condições que determinam as ações dos sujeitos no mundo, especulando, portanto, a existência de uma grande coesão universal que interliga todos os indivíduos como partes de um só contexto.
O determinismo biológico, também conhecido como determinismo genético, é a crença de que o comportamento humano é controlado diretamente pelos genes de um indivíduo ou algum componente de sua fisiologia, geralmente às custas do papel do meio ambiente, seja no desenvolvimento embrionário ou no aprendizado.
Nesse sentido, o Determinismo Biológico ocorre quando existe algum fator supostamente tido como limitante (cor de pele, deficiência, etc) que inibe o indivíduo de desfrutar plenamente da liberdade. Analogamente, o Geográfico está relacionado à posição geográfica como supostamente limitante (Sertão, favela, etc).
São exemplos de determinismo geográfico os seguintes casos: Os brasileiros são calorosos e comunicativos porque vivem em um país de clima tropical; Todos que moram em favelas tornam-se criminosos; Pessoas que moram na Bahia, onde o clima é quente, são lentas e preguiçosas devido aos fatores geográficos do local.
Friedrich Ratzel, geógrafo e etnólogo alemão, foi um dos principais autores clássicos da Geografia. ... A essa concepção deu-se o nome de Determinismo geográfico, em que o homem seria produto do meio, ou seja, as condições naturais é que determinam a vida em sociedade.
A diversidade entre os povos não pode ser explicada pelo determinismo geográfico em termos de limitações, seja pelo espaço físico ou fatores biológicos. Isso porque os seres humanos são dotados da capacidade de adaptação e modificação do meio em que vivem para que ele atenda às suas necessidades.
O que é Possibilismo: Teve origem na França, na escola geográfica francesa e se opõe ao determinismo alemão. Acredita na possibilidade de que tenha influências recíprocas entre o homem e o meio natural.