1. Falar alto. Falar mais alto que o comum mas é diferente de gritar. Eu posso falar alto, mas não significa que estou gritando.
Falar é um ato realizado entre pessoas quando se quer transmitir uma mensagem de forma sagaz e compreensível, estimulado em tons normais. Gritar é um ato realizado quando se há um aumento no tom de voz de um individuo, geralmente utilizado quando se quer chamar atenção.
1 berrar, esgoelar-se, esganiçar-se, bradar, clamar, vozear, vociferar, esbravejar, estrondar, estrondear, bravejar, goelar-se. Reclamar de forma veemente: 2 reclamar, protestar, queixar-se, repreender, ralhar, exigir, deblaterar, conclamar.
Há uma série de variáveis e possíveis etiologias para tal. Tanto questões culturais e hábitos familiares quanto deficiências auditivas e problemas fonatórios intrínsecos ao órgão laríngeo podem estar implicados. O primeiro passo é buscar o otorrino e investigar a causa. Sim, mas primeiro vá ao fonoaudiólogo e otorrino.
Ou ainda, você se considera uma pessoa que fala demais? Esse hábito, que incomoda quem está ouvindo e até mesmo o próprio tagarela pode ter várias explicações, entre elas a própria personalidade da pessoa, um hábito familiar, carência ou até mesmo ser parte de um distúrbio de ansiedade ou uma mania.
silenciar, surdinar, besoirar, mussitar, cochichar, murmurejar, ciciar, rumorejar, papear, sussurrar, zumbir, bichanar, murmurar, segredar.