substantivo masculino Bandeira, insígnia, símbolo, de uma nação, de um partido político, de uma escola de samba, de um time de futebol, de uma religião, de uma corporação militar etc.: estandarte militar. Bandeira usada numa guerra; bandeira de guerra. [Figurado] O que se utiliza para simbolizar algo; pendão.
[ Militar ] Oficial que leva o estandarte de um regimento. 2. Pessoa que leva um estandarte em desfile ou cerimónia .
Como herança de uma cultura europeia medieval, o estandarte foi um legado dos colonizadores portugueses que o introduziram no Brasil colônia como artefato de caráter semiológico e estético para identificação das tropas militares, das confrarias e irmandades religiosas, dentre outras instituições, e que ganhou espaço ...
Plantar, içar, desfraldar, hastear: arvorar uma bandeira. Arvorar o estandarte da revolta, revoltar-se.
[Popular] Atribuir(-se) título, cargo, condição ou qualidade.
Primeiramente, cortei 30 cm de um cabo de vassoura para usar como suporte do estandarte.
Obrigado. O plural dessas palavras compostas tem a mesma forma que o singular: um porta-moedas, dois porta-moedas; um porta-chaves, dois porta-chaves; um porta-aviões, dois porta-aviões, etc.
O estandarte é um dos elementos de decoração imprescindíveis nas festanças juninas. É uma espécie de bandeira, mas surgiu antes dela. ... Nas festas juninas, o estandarte fez tradição trazendo os santos religiosos.