Significado de Espírito substantivo masculino Princípio imaterial, alma. Substância incorpórea e inteligente. Entidade sobrenatural: os anjos e os demónios. Ser imaginário: duendes, gnomos, etc.
Significa "coração", "mente", "espírito", "o pensador" ou "inteligente".
Etimologia. A palavra espírito tem sua raiz etimológica do Latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro", mas também pode estar se referindo a "coragem", "vigor" e finalmente, fazer referência a sua raiz no idioma PIE *(s)peis- ("soprar").
Realmente, não só um autor bíblico, mas qualquer outro, quando usa a palavra espírito, está referindo-se a um espírito desencarnado. Para que se entenda que se trate de pessoa, é necessário que isso esteja claro. Um exemplo: Joaquim é um espírito aventureiro.
É uma palavra esdrúxula (Portugal) ou proparoxítona (Brasil), acento tônico na antepenúltima sílaba.
A forma correta de escrita é espírito de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com acento agudo na primeira vogal "i". Espírito significa alma; parte imaterial do ser; fantasma, assombração. Pode ter o sentido de ânimo ou disposição.
No seu sentido mais amplo, é tudo aquilo que a inteligência humana é capaz de realizar. A linguagem, as artes plásticas, a ciência, as formas de lazer, a religião, o esporte e até a guerra são todos partes da cultura humana.
O Espírito Santo presta testemunho da verdade. Ele é a fonte do testemunho pessoal e da revelação. Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais.
Contudo, apesar de até mesmo na bíblia as duas palavrinhas serem embaralhadas em algumas passagens, de modo geral, a alma é aquela que reside em nossos corpos enquanto estamos vivos, e o espírito é eterno — dependendo das nossas crenças!