Representação pública de alguma coisa (teatro, cinema, dança etc.).
Um espetáculo (AO 1945: espectáculo), ainda chamado de concerto ou show [chôu], é uma apresentação pública que impressiona e é destinada a entreter. Pode ser uma apresentação teatral, musical, cinematográfica, circense, uma exibição de trabalhos artísticos etc.
Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: espetáculo. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: espectáculo. Grafia no Brasil: espetáculo.
O teatro musical é uma empreitada altamente colaborativa, um espetáculo resultante da síntese de várias artes: literatura dramática, letras, músicas, parte recitativa, voz, dança, entre outras. ... Ou seja, personagem, diálogo, forma, inserção da música e da dança, tom, todos colocados a serviço da história ou do conceito.
É um show de variedades circenses que segue a linha do Circo Clássico com números virtuosos – tanto aéreos quanto de solo – e números cômicos de palhaços que trazem a ludicidade e a alegria ao "picadeiro". ... Senhoras e Senhores, com vocês o Clássico Espetáculo Circense!
Um musical tem normalmente por volta de vinte a trinta canções de vários tamanhos (incluindo uma reprise e adaptação para coral) entre as cenas com diálogos. ... Um show normalmente se abre com uma canção que dá o tom ao musical, introduz de alguma forma os personagens principais, e mostra o enfoque da peça.
Rubrica significa assinatura abreviada de alguém ou uma pequena anotação. ... Nos manuscritos antigos e códices, rubrica designava a letra ou a linha inicial de um capítulo escrita em vermelho. Os títulos dos livros de Direito Civil são designados como rubrica.
Como fazer uma peça de teatro pra escola (ou em qualquer lugar)
A base da estrutura cênica do musical é uma narrativa apoiada em composições musicais, que irão acompanhar o diálogo, ser o próprio diálogo, e/ou integrar os números coreográficos do espetáculo. Na apresentação de um musical há uma banda de música, orquestra, ou efeitos sonoros que servem de suporte para o espetáculo.
Um circo (do latim circus, "circunferência") é comumente uma companhia em coletivo que reúne artistas de diferentes especialidades, como malabarismo, palhaço, acrobacia, monociclo, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo, entre outros.