Resposta: Com o conceito da obra sendo considerado muito mais do que sua materialidade, outra característica que se tornou comum na arte contemporânea é a efemeridade, ou seja, muitas obras existem somente por um tempo determinado. ... O que sobra de uma obra efêmera, em sua totalidade, são registros.
Arte efêmera é um conceito curatorial utilizado para denominar instalações, happenings e performances que não têm pretensão de ser perenes e se opõem às formas mais tradicionais da arte, como a pintura ou a escultura. ... Valem-se, muitas vezes, do corpo do artista e do público.
Outro exemplo de arte efêmera é a land art ou "arte da terra". Isso porque, na década de 1960, ao promover a antiarte e serem contrários ao caráter comercial das obras presentes em galerias, muitos artistas começaram a evitar esses espaços. Logo, se voltaram para natureza, em lugares como montanhas, praias e desertos.
A Land Art, ou Earthwork (Arte da Terra) tem como principal característica a integração com o meio ambiente.
As principais características da land art são: Fusão da arte com a natureza. A natureza (espaço exterior) é o meio do suporte artístico. Efemeridade da arte (desgastada com o tempo desde chuva, neve, erosão)
Arte efêmera é todo tipo de arte que não é permanente, ou seja, não perdura através dos tempos. São exemplos dessa arte os grafites, as esculturas em areia ou gelo, os coloridos tapetes de flores construídos nas ruas em celebrações religiosas, as instalações construídas para exibições momentâneas etc.
O que é e quais as características de Arte Efêmera? Um castelo erguido na areia da praia, é uma arte efêmera. Suas características são a transitoriedade, a curta vitalidade ou a passageiras rápida é instantânea que só existem no ato em si, na obra instantânea.
Land Art é uma corrente artística surgida no final da década de 1960, que se utilizava do meio ambiente, de espaços e recursos naturais para realizar suas obras.
A "Land Art" (em inglês "Earth Art" ou "Earthwork") foi um movimento artístico pautado na fusão na natureza com a arte. ... Em outras palavras, a land art surge a partir da fusão e integração da natureza e da arte onde a natureza, além de suporte, faz parte da criação artística.