Eliminação significa reduzir a carga da doença para um nível consideravelmente baixo, e isto levará à redução da fonte de infeção. Portanto, a hanseníase desapare- cerá naturalmente como já aconteceu em muitas partes do mundo.
O tratamento medicamentoso da hanseníase envolve a associação de três antimicrobianos: rifampicina, dapsona e clofazimina. Essa associação é denominada Poliquimioterapia Única (PQT-U) e está disponível nas apresentações adulto e infantil. É disponibilizada de forma gratuita e exclusiva no Sistema Único de Saúde – SUS.
A hanseníase pode acometer todas as faixas etárias, contudo a redução de casos em menores de 15 anos é prioridade do Programa Nacional de Controle da Hanseníase (PNCH) da Secretaria de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, pois quando a doença se manifesta na infância, especialmente na faixa etária de zero ...
O diagnóstico da hanseníase é realizado através do exame clínico, quando se busca os sinais dermatoneurológicos da doença. O diagnóstico clínico é realizado através do exame físico onde procede-se uma avaliação dermatoneurológica, buscando-se identificar sinais clínicos da doença.
O paciente deverá comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou trabalho, para acompanhamento pela equipe de saúde e recebimento dos medicamentos. São fornecidos pelo Ministério da Saúde os seguintes medicamentos para tratamento de Hanseníase: Blister multibacilar adulto.
A Organização Mundial de Saúde enfatiza que o diagnóstico precoce, o tratamento com a poliquimioterapia e a integração das ações de controle na atenção primária à saúde (APS) continuam sendo as principais estratégias para a redução da carga da doença no mundo.
Efeitos Colaterais dos Medicamentos Utilizados na PQT. Cutâneos – rubor de face e pescoço, prurido e rash cutâneo generalizado; Gastrointestinais – diminuição do apetite e náuseas.
Atualmente, o diagnóstico laboratorial da hanseníase se dá através de biópsia, um método demorado, invasivo e desconfortável para o paciente, de alto custo e de baixa sensibilidade. A nova tecnologia oferece um método de diagnóstico mais rápido, sensível e não invasivo.