O efeito Tetris leva o nome do conhecido jogo de computador. Nele, as pessoas têm que encaixar diferentes formações compostas por cubos de modo que não haja lacunas entre elas. É um dos videogames mais viciantes de todos os tempos; pessoas de todas as idades dedicaram centenas de horas a ele.
Porto explica que, assim como os viciados em atividade física, por exemplo, também existem os dependentes do videogame. "Não é normal jogar mais que cinco horas todos os dias. Não se deve jogar mais do que três horas por dia nunca.
Desse modo, elucidando o tempo limite citado, listamos 5 malefícios que o videogame em excesso pode causar:
Criado pelo engenheiro Alexey Pajitnov, em 1984, no Centro de Computadores da Academia Russa das Ciências, o jogo tetris original consiste em encaixar figuras formadas pela composição de quatro quadrados que descem pela tela, de modo a formar linhas horizontais.
Daí surgiu a escolha do nome: Tetris, em grego, significa "quatro". A grande ideia de Pajitnov foi tornar o Tetris um game dinâmico. O jogador era submetido a uma corrida contra o tempo e podia jogar indefinidamente, sendo submetido a um desafio cada vez maior.
De 2 a 5, uma hora por dia, no máximo, e com a supervisão de um adulto.
Quem é uma fandom gamer está jogando em média, sete horas por dia, preferindo títulos mais estratégicos, assim como FPS e música/dança.
Desenvolvimento da criatividade e aumento de peso estão nas listas das vantagens e desvantagens dos jogos eletrônicos
Com horas e horas sentado, seja manuseando um controle ou com mouse e teclado, a postura tende a se manter de maneira errada, e com isso, pode-se desenvolver problemas como lordose, hérnia de disco ou escoliose.