Educar para a democracia é ensinar desde cedo o valor da liberdade de expressão, da liberdade de imprensa, do respeito às diferenças, da pluralidade, da tolerância, da empatia, da preservação dos direitos políticos, das liberdades civis, da transparência, do livre acesso à informação e, principalmente, do respeito às ...
A educação para a democracia (EPD) comporta duas dimensões: a formação para os valores republicanos e democráticos e a formação para a tomada de decisões políticas em todos os níveis, pois numa sociedade verdadeiramente democrática ninguém nasce governante ou governado, mas pode vir a ser, alternativamente - e mais de ...
Assim, claramente, as práticas educativas devem ser fundamentadas em valores como o bem comum e a justiça social, que criarão uma nação cada vez mais antiautoritária e livre (independente de classe, religião e etnia) cujo fim é, de fato, permitir que o povo exerça sua soberania. ...
Suas propostas democráticas de ensino pretende formar indivíduos com autonomia intelectual e moral e respeitadores dessa autonomia no outro, em decorrência da regra de reciprocidade que a torna legítimo para eles mesmos.
Pode a Educação Participar na Reconstrução Social? Neste artigo Dewey deixa transcrito de uma forma clara, não só a sua posição perante a função complexa da escolarização, como também destaca a sua crítica perante determinadas abordagens idealistas. ... In so doing, says Dewey, they would be fulfilling their social role.
O contato com o outro, nesse ambiente democrático influencia na formação moral dos alunos, e propicia condições para a aprendizagem de habilidades sociais pacíficas. A mediação de conflitos por meio do diálogo possibilita a aprendizagem de modos pacíficos de resolução dos mesmos, bem como sua prevenção.
Educação e democracia são, portanto, historicamente indissociáveis. A educação só é plena na democracia e a democracia só é plena com educação. É por isso que há consequências fatais para a educação quando a democracia falha ou falta. No golpe, a produção e difusão de informações são amputadas.
Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.
Os gregos, inventores da democracia, acreditavam que era papel da educação tornar as crianças adultos capazes de entender o mundo e de nele agir de forma consciente. Para eles, não havia distinção entre ser educado e ser cidadão. Educação e democracia são, portanto, historicamente indissociáveis.