Geralmente o duplo sentido faz uso de palavras que podem ter sentidos diferentes dependendo do contexto. Palavras de dois sentidos são aquelas que possuem dois significados dependendo do sentido que a frase está; por exemplo: Adoro suco de manga (se referindo à fruta) Rasguei a manga do casaco (se referindo à roupa)
Duplo sentido, também chamado de trocadilho, é uma frase ou palavra que tem dois sentidos diferentes, geralmente são engraçadas ou irônicas. Também é possível ver duplo sentido em imagens, que olhando-se por um lado parece uma situação normal, e por outro apresenta algo novo.
Frases de duplo sentido para zoar os amigos Se ferradura desse sorte burro não puxava carroça! Em briga de saci qualquer chute é uma voadora. Quem cedo madruga passa o dia com sono. Prefiro ser um bêbado conhecido do que um alcoólatra anônimo.
Ele sentou na cadeira e quebrou o braço. Esse é um exemplo de ambiguidade lexical, já que a palavra braço pode assumir mais de um significado: braço da cadeira ou braço da pessoa. Na construção dessa frase não fica claro qual foi o braço quebrado.
[Gramática] Pronome com função de sujeito que indica a primeira pessoa do plural: eu, tu, ele, nós, vós, eles. [Gramática] Com função de sujeito: nós voltamos para casa. [Gramática] Como predicativo: os atores somos nós. [Gramática] Como complemento ligado por preposição: não há entendimento entre nós.
Fazer um amigo é um dom, conservar um amigo é uma virtude, mas me ter como amigo, fala sério, é uma honra! Amigo é igual a carro velho, a gente só tem prejuízo, mas não quer se livrar dele. Em nome da nossa amizade, se você cair, eu te ajudo a levantar... mas só depois que eu parar de rir!
Frases de duplo sentido maliciosas Que horas eu te pego? O negócio continua de pé, só esperando uma posição sua. Se você quiser ir lá em casa, eu posso te dar uma comida. Estou te dando parabéns, mas queria mesmo era te dar outra coisa.
Ambiguidade ou anfibologia é o nome dado, dentro da linguística na língua portuguesa, à duplicidade de sentidos, onde alguns termos, expressões, sentenças apresentam mais de uma acepção ou entendimento possível. Em outras palavras, ocorre quando, por falta de clareza, há duplicidade de sentido da frase.