Em Gn 1,26.28. refere-se ao domínio sobre os peixes do mar e as aves e todos os animais. O verbo não é usado para referir-se ao domínio de Deus, mas somente ao domínio humano. Entre os seres vivos, os humanos governarão sobre os animais.
O Salmista exalta que Deus … dá aos animais o seu alimento (Salmos 147:9). ... Pelo texto bíblico, Deus nunca o autorizou a tratar os animais com crueldade. A Bíblia diz: O justo importa-se com a alma do seu animal doméstico, mas as misericórdias dos iníquos são cruéis (Provérbios 12:10).
"Não destruas por causa da comida a obra de Deus (…) bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece ou se escandalize ou se enfraqueça" (Romanos 14:20-21). Em todo caso, a mesma Bíblia ainda diz: "por que é que você, que só come verduras e legumes, condena o seu irmão?
27 E criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou, macho e afêmea os criou. ... 29 E disse Deus: Eis que vos dei toda erva que dá semente, que está sobre a face de toda a terra, e toda árvore, em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-á para amantimento.
Quando DEUS quis criar peixes, falou com o mar. Quando DEUS quis criar árvores, falou com a terra. Mas quando DEUS quis criar o homem, ELE voltou-se para Si mesmo. Então DEUS disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança".
A doutrina, porém, é clara no seguinte: "É contrário à dignidade humana fazer os animais sofrerem inutilmente e desperdiçar suas vidas. É igualmente indigno gastar com eles o que deveria prioritariamente aliviar a miséria dos seres humanos.
Deus criou cada animal com a capacidade de sentir dor e sofrimento. ... Ele chegou a dizer que todos os animais são "fruto da ação criativa do Espírito Santo e merecem respeito", e que eles estão "tão próximos de Deus como estão os homens", ressalta Vininha F.
Pelo texto bíblico, Deus nunca o autorizou a tratar os animais com crueldade. A Bíblia diz: O justo importa-se com a alma do seu animal doméstico, mas as misericórdias dos iníquos são cruéis (Provérbios 12:10). ... Embora muitos pessoas pensem em si, e desconsiderem os danos causados aos animais, Deus se preocupa com eles.
Comer carne não é pecado, mas a Bíblia delibera o que podemos comer. ... Das suas carnes não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; estes vos serão imundos". O leitor cristão poderá dizer: Ah, isso é o Antigo Testamento, a lei de Moisés…
QUE ANIMAIS SÃO PROIBIDOS DE SE COMER NA BÍBLIA? Em Levítico 11, o Senhor fala a Moisés e Arão e estabelece quais animais podem ser comidos e quais não podem: "Você pode comer qualquer animal que tenha o casco fendido e que rumine. Há alguns que só ruminam ou só têm o casco fendido, mas não deves comê-los.