O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.
Exemplos: Marcelo era assim mesmo: não tolerava ofensas. Resultado: corri muito, mas não alcancei o ladrão. Em resumo: montei um negócio e hoje estou rico.
Sinais de pontuação são recursos prosódicos que conferem às orações ritmo, entoação e pausa, bem como indicam limites sintáticos e unidades de sentido. Na escrita, substituem, em parte, o papel desempenhado pelos gestos na fala, garantindo coesão, coerência e boa compreensão da informação transmitida.
O dois (do latim duos) ou 2 é um número, numeral e algarismo. É o número natural que segue o um e precede o três. É o menor e único número primo que é par.
ex: É preciso reconhecer os principais problemas, como tempo de casa e hora trabalhada, por exemplo. Nesse período, o uso conjunto de "como" e "por exemplo" está correto, porque a repetição de sentidos reforça a ideia de que "tempo de casa" e "hora trabalhada" são apenas dois dentre vários "problemas".
De tal modo, o ponto de exclamação é um sinal de pontuação utilizado para exclamar algo. Ou seja, ele é empregado no final de frases exclamativas que expressam emoção, surpresa, admiração, indignação, raiva, espanto, susto, exaltação, entusiasmo, dentre outros.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O parágrafo se inicia com uma margem no canto esquerdo da página, em sua primeira linha, indicando o começo, e se encerra com um ponto final, após o qual não há mais texto, a não ser na linha posterior com o recuo de margem, indicando o início de um novo parágrafo.