Em botânica, especialmente do ponto de vista da ecologia, denominam-se halófitas as plantas que, sendo essencialmente terrestres, estão adaptadas a viverem no mar ou próximo dele, sendo tolerantes à salinidade.
As halófitas são plantas comestíveis tolerantes à salinidade. Estas espécies representam cerca de 1% da flora mundial e são frequentemente plantas ricas em proteínas, fibras, aminoácidos e vitaminas.
- Xerófitas: plantas que se desenvolvem em áreas secas (com baixa umidade). Geralmente apresentam espinhos e folhas pequenas. - Halófitas: vegetação típica de região de manguezal. Vivem em locais com muita umidade e solo com presença de salinidade.
S olos salinos são aqueles que apresentam grande quantidade de sais, tais tipos de solo impossibilitam o desenvolvimento adequado da maioria das culturas. As plantas do gênero Salicornia e Sarcocornia são exemplos de halófitas. ...
As plantas halófitas desenvolvem- -se naturalmente em ambientes com elevadas concentrações salinas (tipicamente Na+ e Cl-), que podem variar de 4,5 a 14,0 dS/m (WILLADINO; CAMARA, 2005).
Também chamadas de pneumatóforos, elas são encontradas em algumas plantas que se desenvolvem em locais alagadiços, como mangues, em que o solo é normalmente pobre em oxigênio. Elas são definidas como raízes parasitas que, ao crescerem, envolvem a superfície do tronco do vegetal hospedeiro.
TIPOS DE VEGETAÇÃO A perda das folhas é um recurso natural destes vegetais para preservar a umidade durante épocas em que as chuvas são escassas. Xerófilas: São plantas que se desenvolvem em locais de clima árido. ... Tropófilas: São plantas adaptadas a uma estação úmida e outra seca.
A xerófitas possuem raízes muito longas e extensas, que lhes permitem captar água a enormes distâncias; os seus caules são carnudos, para armazenarem água; e as suas folhas são pequenas, reduzidas a espinhos ou cobertas de pelos, que evitam perdas excessivas de água pela transpiração.