De maneira geral, o termo currículo refere-se ao programa de uma determinada disciplina, ao conjunto de atividades no âmbito educacional, aos variados tipos de metodologias e aos recursos didáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem. ...
As reflexões sobre currículo devem fazer parte da formação continuada dos docentes, numa perspectiva de concebê-lo como uma proposta de trabalho colaborativo. ... A escola é o lugar onde a formação integral do aluno é o mais importante e, nesse sentido, não se constitui como o único lugar de aprendizagem.
O currículo escolar é o caminho que o estudante deve percorrer durante sua vida na escola. Nele, estão organizados os conteúdos que o aluno vai aprender ao longo do estudo em uma instituição de ensino. ... Ou seja, que define os conteúdos essenciais que todos os estudantes devem aprender.
De acordo com Veiga (2002, p. 7): O currículo é uma parte importante da organização escolar e faz parte do projeto-político-pedagógico de cada escola. ... O currículo é um instrumento que pode ser utilizado como uma abordagem do contexto social e escolar.
As teorias curriculares versam sobre a função e as perspectivas do currículo no contexto educacional. Elas dividem-se em tradicionais, críticas e pós-críticas.
A Didática é de suma importância para a formação do professor, pois deve proporcionar o desenvolvimento de sua capacidade crítica e reflexiva, possibilitando que o professor faça uma análise de forma clara sobre a realidade do ensino, proporcionando situações em que o aluno construa seu próprio saber.
Desta forma, o papel do professor na mediação do currículo escolar é compreender o sujeito da educação como um ser completo, integral, e individual, possibilitando, assim, uma forma de transpor conteúdos de maneira que favoreça o aprendizado significativo do educando para a vida que ultrapassa o ambiente escolar.
[...] a prática pode ser vista como um processo de aprendizagem através do qual os professores retraduzem sua formação e a adaptam à profissão, eliminando o que lhes parece inutilmente abstrato ou sem relação com a realidade vivida e conservando o que pode servir-lhes de uma maneira ou de outra.