EPITÉLIO ESTRATIFICADO PAVIMENTOSO – 1 O epitélio estratificado pavimentoso tem várias camadas de células. Um fato muito relevante neste tipo de epitélio é a mudança da forma das células em diferentes alturas da camada epitelial. As células basais são as mais profundas do epitélio e estão apoiadas na lâmina basal.
Epitélio escamoso (pavimentoso) estratificado - múltiplas camadas de epitélio escamoso (pavimentoso) achatado que fornecem proteção contra a abrasão e a perda de água. Este tipo de tecido é subdividido em queratinizado e não queratinizado. ... Tem as funções de secreção e proteção de todos os epitélios cilíndricos.
Tecido epitelial de revestimento Epitélio Simples: são formados por uma única camada de células; Epitélio Estratificado: possuem mais de uma camada de células; Epitélio Pseudo-Estratificado: são formados por uma única camada de células, mas possui células com alturas diferentes, dando a impressão de ser estratificado.
É revestido por epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado e/ou parcialmente queratinizado, segundo a zona de localização na mucosa esofágica e a natureza da dieta alimentar, que é protegido por muco de glândulas mucosas menores situadas na parede do órgão.
Epitélio pavimentoso estratificado: pode ser queratinizado (pele) ou não, esôfago, vagina, língua, cavidade oral. Epitélio cúbico estratificado: encontrado nos ductos de algumas glândulas.
O epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado, se divide esquematicamente em três camadas ou estratos. As camadas profundas são formadas de uma ou duas fileiras de células basais que se assentam na lâmina basal. As camadas intermediárias formam o estrato mais espesso do epitélio normal.
O epitélio pavimentoso estratificado é encontrado, por exemplo, na boca, esôfago e vagina e em outras regiões onde há atrito e forças mecânicas, ele é comumente chama de epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado.
Epitélio cúbico estratificado: encontrado nos ductos de algumas glândulas. Epitélio cilíndrico estratificado: é raro, só está presente em poucas áreas do corpo, como na conjuntiva ocular e nos grandes ductos excretores de glândulas salivares. Epitélio de transição: na bexiga e ureter.
O esôfago é um tubo muscular oco que liga a faringe ao estômago. Sua mucosa (M) é formada por epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado que fica sobre uma lâmina própria de tecido conjuntivo frouxo.