Em cladística, chama-se parafilético a um táxon que inclui um grupo de descendentes de um ancestral comum em que estão incluídos vários descendentes desse ancestral porém não todos eles. Exemplo: O grupo dos répteis, tradicionalmente, não inclui as aves, que são um grupo derivado destes.
05 (UFRJ/2005) Um táxon é classificado como parafilético quando inclui alguns, mas não todos, descendentes de um ancestral comum. Um táxon polifilético contém membros com mais de um ancestral, e um táxon monofilético inclui todos os descendentes de um único ancestral comum.
Desse jeito, o grupo se torna um grupamento natural (monofilético), pois todos eles possuem uma história evolutiva em comum, já que todos eles possuem um ancestral em comum. Quando falamos apenas dos "répteis", estamos excluindo todas as aves e, pela cladística, isso torna o grupamento não-natural.
Monofilia ou monofiletismo é a propriedade apresentada por um agrupamento taxonómico (um taxon ou conjunto de organismos) que contenha entre os seus elementos todos e apenas os descendentes de um ancestral comum exclusivo.
As ramificações de um cladograma representam as relações de ancestralidade, sendo um ramo, o ancestral do táxon (espécie, gênero, grupo artificial) que o segue. Os nós representam os eventos de cladogênese (divergência entre os táxons).
[ Biologia ] Unidade de um sistema de classificação científica. Plural: táxones ou táxons.
Em filogenética, chama-se polifilético a um grupo que não inclui o ancestral comum de todos os indivíduos. É um grupo monofilético do qual se retirou um grupo parafilético. Em outras palavras, é a reunião de dois ou mais grupos monofiléticos.
Reptilia é um grupo parafilético, porque não possui uma espécie ancestral exclusiva de todos os seus membros - o ancestral imediato comum a todos os répteis (a primeira espécie de Amniota), é também o ancestral de mamíferos e aves.
Portanto, sabe-se hoje que, para a classe Reptilia ser considerada monofilética é preciso incluir as Aves dentro do grupo. ... Tartarugas, lagartos e cobras não formam um grupo monofilético, pois, apesar de compartilharem um ancestral comum, não representam todos os descentes desse ancestral.