Os moluscos são animais invertebrados, triblásticos (possuem três folhetos embrionários: endoderme, mesoderme e ectoderme), celomados (possuem uma cavidade corporal, revestida por tecido derivado da mesoderme, chamada de celoma), com simetria bilateral, e protostômios (o blastóporo origina a boca).
Quanto ao desenvolvimento do embrião, os moluscos podem apresentar desenvolvimento direto ou indireto. Os gastrópodes apresentam desenvolvimento direto, isto é, não há formação de larvas durante o desenvolvimento do organismo.
Em alguns moluscos, como nos cefalópodos, os nefrídios encontram-se bastante agrupados, formando um "rim" primitivo. Em quase todos os moluscos, a membrana do manto é vascularizada e permite a ocorrência de trocas gasosas entre o sangue e a água.
Os moluscos são animais invertebrados de corpo mole que, em sua maioria, apresentam conchas protetoras. Algumas espécies, como polvos e lesmas, não apresentam concha; e em outras, como as lulas, a concha é interna e reduzida.
Celomados são, portanto, animais que apresentam cavidade revestida completamente pela mesoderme. Entre os celomados, podemos citar os cordados, moluscos, anelídeos e equinodermos.
Os moluscos podem ser hermafroditas ou apresentar sexos separados. A fecundação pode ser externa, com liberação dos gametas na água, ou interna. O desenvolvimento pode ser indireto, ou seja, apresentar uma fase larval, ou direto, quando do ovo já eclode forma jovem.
O celoma nos moluscos é definido como uma cavidade completamente revestida por mesoderma. O estudo da embriogênese de muitos animais mostra-nos que a mesoderme forma-se a partir da evaginações do futuro intestino ( do mesentoderme ). Essas evaginações crescem e, posteriormente, destacam-se do futuro tubo intestinal.
Caracóis, caramujos, ostras, lesmas, polvos. Todos esses animais pertencem ao filo Mollusca. O nome do grupo já fornece uma pista sobre uma característica compartilhada por todos eles.
Os moluscos vivem em ambientes terrestres úmidos, mas principalmente em ambientes aquáticos (tanto marinhos quanto dulcícolas). A principal característica dos animais deste Filo é o corpo mole, daí o seu nome Mollusca, que deriva do latim mollis = mole.